Cães abandonados teriam atacado estudantes na Ufal Arapiraca
- ehdearapiraca.com.br
- 22 de mar.
- 1 min de leitura
Arapiraca, 22 de março de 2025
Com informações do 7segundos
Alunos da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), do Campus Arapiraca, relataram que estão sendo atacados por cães de rua abandonados na instituição. Em poucos dias, ao menos seis pessoas foram mordidas pelos animais, gerando preocupação e sensação de insegurança na comunidade acadêmica. A denúncia foi feita ao Portal 7segundos.

O problema não seria recente. Sem apoio de órgãos públicos, um grupo de estudantes criou o projeto Doguinhos da Ufal. Os voluntários custeiam alimentação, castrações e outros cuidados básicos para os animais, mas a falta de recursos tem dificultado o controle da população de cães no campus.
Semana passada, alguns animais teriam começado a atacar alunos e funcionários. “Está um caos. Sempre ligamos para o Corpo de Bombeiros, mas eles dizem que não podem fazer a retirada dos cachorros, apenas amarrá-los até que alguém os leve. Já o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) nos informou que não pode intervir porque já está sobrecarregado e não tem como deslocar equipes para cá”, relatou uma estudante, que preferiu não se identificar.
Além do risco de novos ataques, outra preocupação relatada é a dificuldade no acesso ao tratamento adequado para quem foi mordido. Os estudantes afirmam que não há vacina antirrábica disponível no município e que os feridos estão sendo orientados a buscar atendimento em Maceió, a cerca de 130 km de distância.
O Portal 7Segundos entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde para esclarecer as denúncias sobre o CCZ e a falta de imunizantes contra a raiva, mas ainda não obteve resposta.
Comments